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quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FIAT LANÇA 500 MEXICANO


O 500 tinha tudo para ser um sucesso de vendas. Charmoso e irreverente, ele cativou os consumidores que enxergam o automóvel como mais do que um simples meio de transporte. Entretanto, era só saber o preço (a partir de 59 mil reais) que nove entre dez motoristas mudavam de ideia num piscar de olhos.

Sorte da Fiat que esta história está prestes a mudar com o (re) lançamento do 500 no mercado brasileiro. Não entendeu? Então a gente explica. O "antigo" 500 era produzido e importado diretamente da Polônia, o que inflacionava seu preço final aqui. Agora, o pequeno Fiat é trazido diretamente do México, país que usufrui de um acordo bilateral com o Brasil para isenção de impostos de importação.

A decisão de produzir o 500 no México não foi tomada por acaso. Quando a Fiat comprou a Chrysler, em 2009, os italianos perceberam a demanda crescente por veículos menores e mais econômicos nos Estados Unidos, um país habituado com carros grandes e gastões.

A partir daí, a Fiat decidiu adaptar o 500 para o gosto norte-americano em tempo recorde. Foram necessários apenas 16 meses para praticamente refazer o projeto todo, incluindo uma nova estrutura e a substituição de vários materiais. Os airbags foram trocados por bolsas maiores e o compacto ganhou itens valorizados pelos americanos, como piloto automático e transmissão automática.

Quem também saiu ganhando com a escolha dos italianos foram os brasileiros. O 500 mexicano será mais acessível que o "parente" polonês. O novo portfólio de versões conta com três versões, chamadas de Cult, Sport e Lounge. A versão mais barata será a Cult, cujo preço sugerido é de 39.990 reais. O modelo é equipado com o motor 1.4 Fire EVO, o mesmo usado no Novo Uno e já adaptado para a tecnologia flex. São 88 cv com etanol e 85 cv com gasolina. O 500 Cult poderá ser encomendado com a transmissão automatizada Dualogic, o que não ocorre com o Novo Uno.

As versões Sport e Lounge são equipadas com o moderno propulsor 1.4 Multiair, que fez sua estreia na Europa no ano passado com o Alfa Romeo MiTo. A tecnologia que dá nome ao motor controla a entrada de ar por cilindro e a combustão.

Um módulo integrado ao cabeçote controla o acionamento das válvulas de admissão. A abertura das válvulas é realizada conforme a necessidade do motor, seja em regimes de potência máxima ou em baixas rotações. O motor é movido apenas a gasolina e gera 105 cv. O comprador poderá optar entre o câmbio manual de cinco marchas ou automático sequencial de seis velocidades.

A lista de itens de série é generosa em todas as versões. Ar-condicionado, direção elétrica, airbags frontais, computador de bordo, sistema de som com entrada auxiliar e seis alto-falantes, trio elétrico, rodas de liga leve, controle de estabilidade (ESP) e o Hill Holder, sistema que "segura" o carro em aclives acentuados mesmo sem o freio acionado. Entre os opcionais, o 500 pode ser equipado com teto solar elétrico, sistema de som de alta fidelidade feito pela BOSE e até sete airbags, incluindo uma bolsa inflável que protege os joelhos do motorista.

Os preços do 500 Cult começam em R$ 39.990, enquanto o 500 Sport inicia em R$ 48.800. Já o 500 Lounge tem um valor inicial de R$ 54.800.