No segundo semestre de 2010, a Kia apresentou o Soul Flex. Meses depois, chegaram os primeiros carros 2011/2012 e, agora, estreia o... 2011/2012. Sim, a marca decidiu correr o risco de colocar duas versões do mesmo ano-modelo. Para evitar confusões, chamaremos o lançamento de 2011/2012-B.
As novidades são poucas, mas são bem-vindas. Na dianteira, o para-choque foi redesenhado: a parte central continua sem pintura e perdeu as aberturas inferiores, a colmeia que protégé o radiador tem aberturas maiores e os faróis de neblina ganharam molduras em relevo. As peças que compõem o conjunto óptico dianteiro e traseiro têm o mesmo formato, mas mudam o layout. Nos mercados europeu e norteamericano, faróis e lanternas são de led, mas a novidade não virá para o Brasil. Segundo a Kia local, a opção pelo led é incompatível com o posicionamento do Soul em nosso mercado.
Mas a principal atração do novo Soul é o câmbio de seis marchas, seja ele manual ou automático. A Kia nos cedeu o segundo para avalição.
Com duas marchas extras - a caixa antiga era de quatro velocidades -, o novo Soul está mais dinâmico que o anterior. Nas saídas, ele está nitidamente mais esperto, ainda que o pedal do acelerador não esteja totalmente pressionado. Dirigindo com mais tranquilidade, apenas a passagem das primeiras marchas são notadas, o que aumenta o conforto a bordo.
A versão testada era a topo de linha, de 70 400 reais, que além do câmbio automático oferece câmera de ré com tela oculta no retrovisor interno, rodas aro 18, ABS e faróis de neblina. Mas se você topar abrir mão desses itens, há o Soul de entrada, com câmbio manual e rodas aro 16, por 57 900 reais. Todas as versões têm airbag duplo, som, ar-condicionado, trio elétrico e direção com assistência elétrica.
O volante reúne apenas os commandos de som. Teclas de telefonia e piloto automático são outras exclusividades de europeus e norte-americanos.