domingo, 16 de outubro de 2011
VETTEL VENCE GP DA COREIA
A conquista do bicampeonato mundial por parte de Sebastian Vettel não diminuiu o ímpeto do piloto alemão. Após perder a pole position para Lewis Hamilton, hoje ele passou o inglês logo na primeira volta e rumou tranquilamente para sua décima vitória no ano e ainda por cima garantiu para a Red Bull o segundo título seguido, após a conquista do ano passado. Isso foi possível também graças à terceira posição do australiano Mark Webber, que chegou colado em Hamilton. Em quarto lugar ficou o inglês Jenson Button, que foi seguido por Alonso, Massa, Alguersuari, Rosberg, Buemi e Di Resta.
Massa ficou uma posição atrás do companheiro mas esteve sempre à frente, perdendo a posição apenas após o segundo pit do espanhol, que foi feito bem depois do brasileiro. Rubens Barrichello foi o 12º colocado em boa corrida de recuperação e Bruno Senna foi o 13º, ambos os piloto viram seus companheiros abandonarem a corrida, que foi movimentada, com boas disputas e trocas de posição em todos os setores e com a presença do Safety Car.
A corrida.
Na largada Hamilton esteve tranquilo, Vettel tracionou mal mas conseguiu defender-se de Button. A manobra jogou o inglês aos "leões" Massa e Webber, que passaram o inglês no final do retão. Alonso teve sua chance e também ganhou posição do piloto da McLaren, após este brigar para recuperar posição e permitir que Webber se recuperasse para cima de Massa. Ainda na primeira volta o alemão Sebastian Vettel conquistou a primeira posição ao passar Hamilton. Senna perdeu posições caindo para 19º.
A primeira volta terminou com Vettel em primeiro seguido por Hamilton, Webber, Massa, Alonso, Button, Rosberg, Petrov, Paul di Resta e Schumacher, os dez primeiros. Logo de cara alguns pingos puderam ser vistos nas lentes das câmeras de televisão, que mostravam que o circuito estava cercado por nuvens muito escuras. A pista não molhou e permitiu que muitas disputas acontecessem nas primeiras voltas, como de Massa para cima de Webber, com Alonso e Button chegando na sequência. Não houve troca de posição, mas muitas possibilidades e ameaças.
As Ferraris já começavam a perder rendimento do pneu supermacio quando na volta 14 Button, por não conseguir ultrapassar, resolveu antecipar sua parada. Rosberg entrou junto com ele, ganhou posição na troca mas errou na saída do pit lane, o que acabou sendo positivo pois ele pôde usar a asa e passar Button na reta, posição que ele perderia na volta seguinte da mesma forma. Webber e Massa foram para a troca na volta seguinte, junto com Petrov e Schumacher. Massa demorou muito para ter os pneus trocados e acabou perdendo tempo. Hamilton fez a troca na volta 16 e Alonso na 17, demorando ainda mais que o brasileiro, quando Vettel fez a troca a cronometragem já mostrava as Ferraris atrás de Rosberg.
Na 18ª volta a TV já mostrava o russo Vitaly Petrov sem a asa dianteira e o alemão Michael Schumacher sem a traseira e com um pneu furado. Foi fim de prova para os dois e o Safety Car teve de ser acionado. O piloto da Renault literalmente atropelou a Mercedes de Schumacher no final do retão quando perdeu o ponto de freada e acertou o meio do carro prateado. O incidente será investigado após a corrida. Vettel liderava com Hamilton em segundo, seguidos por Webber, Button, Rosberg, Massa, Alonso, Alguersuari, Di Resta e Sutil.
A relargada foi autorizada na volta 21 e aconteceu de forma limpa, sem trocas de posição. Button ainda forçou pra cima de Webber sem sucesso no retão e foi espremido para fora quando tentou de novo. Webber, Massa e Alonso eram os únicos pilotos com pneus supermacios. No final do pelotão os brasileiros Barrichello e Senna brigavam entre si e com o japonês Kamui Kobayashi. Senna tentava ultrapassagem sem sucesso para cima de ambos, foi conseguir sobre Kobayashi mais para o final da prova.
A partir da 23ª as Ferraris começaram a ficar limitadas pelo ritmo fraco do alemão Nico Rosberg, com isso o brasileiro partiu para cima dele com força, sempre fritando os pneus e colocando o carro de lado para conseguir a posição. Algumas vezes, quando perdia o ponto de freada, Massa também ficava à mercê de Alonso, que tentava ultrapassá-lo também sem sucesso. Na volta 27 Massa conseguiu no final da reta e Alonso foi junto, conseguindo o pouco espaço que era possível. Os dois usaram a asa contra Rosberg que na sequência optou por ir para os boxes.
Começava ali também a disputa entre Webber e Hamilton pela segunda posição. Por várias voltas eles duelaram no final da reta dos boxes e também do retão que sucedia as curvas 1 e 2. Webber tentava por dentro e por fora várias voltas até que na 34 o australiano chegou a ultrapassá-lo, logo depois dos pits, que os dois também fizeram juntos. Webber passou na reta e depois da curva Hamilton deu o trocou. Os dois dividiram várias curvas na mesma volta e a vantagem ficou para a McLaren, com belos movimentos de defesa do inglês.
Vettel, Button e Massa foram para o it juntos depois dessa briga. Na pista, o brasileiro foi jogado atrás de Adrian Sutil da Force India e, pela dificuldade de ultrapassar, acabou perdendo um tempo precioso em pista que possibilitou que Alonso, fazendo ótimas voltas e ficando mais tempo na pista, conquistasse sua posição na volta 36. Depois de 2 paradas nos boxes Vettel era o líder seguido por Hamilton, Webber, Button, Alonso, Massa, Rosberg, Alguersuri, Di Resta e Buemi.
A partir da volta 41 Alonso fez a melhor volta da corrida 3 vezes seguidas de forma que a Ferrari chegou a publicar em seu Twitter oficial e frase "este é o ritmo de Fernando com pista livre", uma clara menção ao fato de que talvez Massa estivesse segurando o espanhol bicampeão.
Faltando 8 voltas para o final as emoções se restringiam a Webber e Hamilton. Mais uma vez o australiano decidiu atacar e foi para cima. Na reta dos boxes ele colocou o carro de lado por 3 vezes seguidas até que na volta 49 conseguiu passar na curva 1. Esperto, Hamilton manteve-se colado na Red Bull e pôde usar a asa móvel já na sequência para recuperar a posição. Algumas voltas de novas tentativas aconteceram, até que Button e Alonso se aproximaram sem possibilidades de ultrapassagem.
Vettel chegou na primeira posição com tranquilidade e deu números finais ao GP da Coreia. A próxima etapa do mundial é dia 30 de outubro, pela primeira vez em Nova-Delhi com o Grande Prêmio da Índia.
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