Só Templates

Créditos



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

KIA CERATO KOUP 2.0


Em agosto de 2010, QUATRO RODAS mostrou, com exclusividade, o Koup. Pegamos a única unidade - a mesma utilizada pela Kia para homologação no Brasil - e realizamos um teste completo, com direito a medição em nosso campo de provas, em Limeira (SP). À época, a promessa era de que o modelo seria lançado até dezembro daquele ano, o que não aconteceu. O mesmo teste também revelava uma mudança de planos de última hora: o câmbio automático de quatro marchas daria lugar a um de seis, com a promessa de melhora de desempenho, nível de ruído e consumo. Chegou a hora: a Kia anunciou o início das vendas do modelo em junho. Ou seja, é hora de voltar à pista para um tira-teima.

Sem alterações além da caixa automática, as impressões ao dirigir são as mesmas. A suspensão, apoiada sobre pneus de perfil baixo (215/45 R17), tem ajuste esportivo. O volante, com assistência hidráulica, é leve nas manobras e em velocidade, o que cansa um pouco em viagens.

Os números do teste decepcionaram. A melhora de apenas 0,7 segundo no 0 a 100 km/h (10,2 ante 10,9 segundos) não justifica a manutenção do número de consumo na cidade (9,4 km/l) e muito menos a piora na estrada (13,2 contra 14 km/l) (veja quadro comparativo dos testes ao lado).

O preço, inicialmente estimado em 85 000 reais, "caiu" para 79 900 reais. Ainda é alto, mesmo levando em con- sideração o belo pacote de equipamentos de série, com ar-condicionado, direção hidráulica, teto solar, piloto automático, som, ABS, airbag duplo e até controle de tração. O novo câmbio trouxe um tempero de esportividade a essa pacata versão cupê do Cerato: agora ele tem borboletas no volante.

Esteticamente, a única mudança notada na cabine está no rádio, mais precisamente na parte alta do aparelho: sai a moldura prateada, entra uma em preto brilhante