Só Templates

Créditos



sexta-feira, 8 de julho de 2011

AUDI Q3



No mercado de SUVs de luxo, a Audi tinha o mediano Q5 (a partir de R$ 205.840), o grandalhão Q7 (por nada módicos R$ 320 mil) e uma enorme lacuna habilmente ocupada pela concorrência. A alternativa para reaver o espaço abaixo dos R$ 200 mil tomou forma em abril, durante o Salão de Xangai, com a apresentação do compacto Q3, mais novo membro da família 3, que atualmente conta com um hatch (o A3) e no futuro terá também um três-volumes. O lançamento oficial do modelo foi feito esta semana em Zurique, na Suíça. A partir de agora, os compradores da Europa podem encomendar o Q3, embora a entrega só comece no último trimestre do ano, muito certamente após o Salão de Frankfurt. O Brasil só deverá ver o SUV em 2012, mas UOL Carros mostra os detalhes já.

O Q3 é uma espécie de "primo rico" do Volkswagen Tiguan: ambos são fabricados sobre a mesma plataforma, na unidade da Seat em Martorell, na Espanha. Não há, no entanto, qualquer outra comparação possível entre os dois modelos além desta. Na palavra dos engenheiros da Audi, o Q3 "divide a arquitetura, mas tem componentes mais bem desenvolvidos". Tanto é assim, que o modelo não virá para ser concorrente do SUV compacto da Volks: a mira está posta diretamente sobre o BMW X1, atual líder de vendas do segmento na Europa. Outros integrantes do clube premium -- Mercedes-Benz GLK, Volvo XC60 e modelos da Land Rover -- acabam sendo adversários também, embora sem tantas faíscas, por questão de preço ou especificação.

A Audi é clara com sua meta: com bastante conteúdo e preço competitivo em relação ao do principal rival, o Q3 deve vender 100 mil unidades num ano em todo o mundo e, assim, liderar o nicho de SUVs compactos premium. Na Europa, o Q3 terá ao menos cinco opções de acabamento/motorização, movidas a diesel ou a gasolina, com preços na faixa que vai dos 30 mil a pouco mais de 40 mil euros. No Brasil, onde apenas as versões a gasolina circularão, é certa a chegada do modelo com motor 2.0 TFSI (com turbo e injeção direta de combustível) de 213 cavalos, tração integral quattro e câmbio automatizado S tronic de sete marchas e dupla embreagem.

Lá fora, esta configuração tem preço de 42.470 euros, ligeiramente abaixo dos 42.600 euros pedidos pela BMW em seu X1 xDrive 28i. Considerando esta motorização, o nível habitual de equipamentos de um modelo Audi no país, o preço do X1 por aqui (R$ 120 mil pela configuração mais simples, R$ 199 mil na mais completa) e indicações de representantes da Audi, uma estimativa para o preço inicial do Q3 pode ser de R$ 140 mil. Repetindo, trata-se de um palpite, uma vez que o preço definitivo só deve ser divulgado no próximo ano. De toda forma, uma versão sem a tração quattro, com câmbio manual de seis marchas e com o mesmo motor de 2 litros gerando apenas 170 cv também pode ser distribuída por aqui, com valor mais competitivo, se a fabricante julgar necessário.